Botero – Mais do Mestre…

Fernando Botero artista colombiano
O criador e a sua arte

Em 19 de abril, Medellin na Colômbia, nasceu o artista plástico Fernando Botero, o pintor das formas gordas e de bocas fechadas. Filho de caixeiro viajante, estudou pintura acadêmica do seu país dos séculos 18 e 19, arte pré-colombiana e os muralistas mexicanos.

Iniciou seu trabalho como ilustrador em 1948, em 1950 foi para a Europa e assistiu a academia de San Fernando em Madrid, admirou os frescos em Florença e copiou Velázques e Goya no prado. Em 1951, mudou-se para Bogotá,e realizou sua primeira mostra internacional no Leo Matiz Gal. Em Madri em 1952 estudou na academia São Fernando. Ao voltar para Colômbia lecionou na Escola de Belas Artes da Universidade Nacional. Em 1953 ingressou na acadêmia de San Marco em Florença, para estudar técnicas de afresco onde teve contato com mestres italianos como Paolo Ucello e Piero della Francesca e assimilou traços da arte Renascentista.

Botero, Fernando - Dejeuner Sur L'Herbe, 1969 EuGordinha No México em 1956 e 1957, sua experiência em Muralismo influenciou sua futura direção. Influenciado também pelo Renascimento Italiano, experimentou a criação de volumes em suas obras, aumentando as figuras e diminuindo o espaço ao reor delas, retratando grupos imaginários, paródias sobre o trabalho de grandes mestres da pintura. Observador da situação colombiana, Botero retrata em suas telas figuras gordas com boca fechada, levando alguns a pensar em pessoas que recebem comida em troca de seu silêncio, e outros em apologia a obesidade.

Suas obras (pinturas e esculturas) são uma releitura dos ideais de beleza Renascentista, e em suas pinturas, o uso de cores é fudamental para a iluminação.

Fernando Botero Natureza MortaÉ interessante visitar o museu “Donación Botero”, onde estão uma coleção doada pelo autor para o governo colombiano que reúne muitas obras do autor dos anos 80 e 90 e sua grande coleção particular, que fica na Casa da Moeda, Banco da República, no Bairro da Candelária em Bogotá. Picasso, Toulouse-Lautrec, Chagall, Francis Bacon, Corot, Salvador Dalí, Max Ernest, Miró, Rufino Tamayo, são alguns pintores que reunem sua coleção.

Mona lisa de ferando Botero aos 12 anos

Mona lisa aos 12 anos

Monalisa de Leonardo da Vinci Blog EuGordinha

Monalisa de Da Vinci

Sua primeira exposição significativa foi em 1962, em New York, ocasião em que sua tela em óleo “Monalisa aos 12 anos” foi comprada pelo Museo de Arte Moderna.

Escultura Botero EuGordinhaFernando Botero - Homem e dona Blog EuGordinhaSenhor com criança no Colo Botero EuGordinhaBotero Pintor e Modelo EuGordinha

botero-fernando-la-muneca EuGordinha

Fernando Botero, Il nunzio, 2004, olio, cm 203 x 160 EuGordinha

Anúncios

Uma resposta em “Botero – Mais do Mestre…

Comente...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s