Cuidado com as Tradições

Eu costumava pensar nas tradições como coisas boas – tendo em vista o que eu conhecia de perto como tradição: as delícias preparadas para almoço e janta e afins nos feriados de natal e fim de ano. Mas com o tempo percebi que nem toda tradição é boa. Em vários países do continente Africano por exemplo, as meninas adolescentes são levadas pelos próprios pais a uma mutilação de seus orgãos genitais – onde é retirado (muitas vezes de forma precária em termos de cuidados com a higiene) o clitóris, ou os lábios vaginais; com intuito de que a menina/mulher não sinta prazer no ato sexual. Não estou julgando a “cultura” deles como uma atrocidade e deixando de lado a nossa com as suas atrocidades. Esse tipo de mutilação deveria ser no mínimo uma escolha das meninas… mas não acontece assim, faz parte da tradição das pessoas naquele lugar.

Cuidado com as tradições… Umas são boas, outras terríveis.

Significado de Tradição

s.f. Transmissão de doutrinas, de lendas, de costumes etc., durante longo espaço de tempo, especialmente pela palavra: a tradição é o laço do passado com o presente; é tradição deles festejar os aniversários. Transmissão oral, às vezes registrada por escrito, dos fatos ou das doutrinas religiosas.
Costume transmitido de geração a geração: as tradições de uma região. Dir. Entrega material de um bem móvel, objeto de uma transferência de propriedade.

 

2 respostas em “Cuidado com as Tradições

Comente...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.