Coração Quebrado

“Quelque chose s’était cassé dans mon moteur”
(Antoine de Saint-Exupéry, no Le Petit Prince)

Quando comecei a estudar Francês comprei uma edição original do Pequeno Príncipe para ir treinando a nova língua. Lia aos poucos, degustando o significado e a pronúncia de cada palavra. Me encantei com a citação acima, que de quando em quando volta à minha memória. Nos momentos em que meu coração me diz que eu preciso refletir sobre algo que não está bem dentro de mim e eu não consigo perceber muito bem o que é. A citação está logo no início do livro, quando o aviador conta que teve de fazer um pouso de emergência no meio do deserto do Saara, porque “alguma coisa se quebrou no seu motor”, o motor de seu avião. É quando solitário no meio do deserto ele se encontra com o principezinho viajante que o faz viajar no seu pequeno mundo e desvendar os segredos dos relacionamentos humanos.

Todos precisamos de vez em quando notar que alguma coisa “se quebrou” em nosso motor interior. Prestar atenção quando algo não vai bem pode nos poupar de dores maiores. É sempre bom parar e ver o que está fora do lugar, qual peça em nós não se encaixa bem, qual desejo não está sempre cumprido, qual obrigação não feita, ou o que está sendo feito em excesso. Não podemos pecar nem pelo excesso nem pela falta. Se estamos no deserto ou se temos um amigo no deserto, a questão é que precisamos avaliar nossos corações regularmente pra ver se é possível continuar viagem, sem o risco de morrermos por dentro, por causa de algum acidente de percurso. Afinal de contas, não somos perfeitos.

Comente...

