Racismo no Face – Cada Cabeça é Seu Guia

“Cuidado cabeça com o que pensa, cuidado boquinha com o que fala, cuidado dedinho com o que tecla…” Poderia ser assim a versão da nova musiquinha que ensinasse as pessoas sobre seus atos e consequencias. O que é que você anda dizendo no Facebook ou em outras redes sociais que pode ser um tanto OFENSIVO? Ter opinião é um direito seu. Agora assumir as consequencias por expor as suas opiniões quando elas ferem os outros também é dever, já que vivemos em sociedade.

O MPF (Ministério Público Federal) está investigando um caso de racismo pela internet. Segue a reportagem:

Autora das mensagens e as pessoas que as reproduziram também poderão ser chamadas a depor, diz MPF (Foto: Reprodução/Facebook)

O Ministério Público Federal (MPF) em Dourados, a 225 km de Campo Grande, investiga mensagens com teor racista contra o grupo de rap indígena Brô MC’s, que teriam sido publicadas no Facebook por uma jovem por conta da apresentação dos cantores no programa TV Xuxa de sábado (14). De acordo com a assessoria do órgão, até o fim da semana será encaminhado um pedido à rede social para confirmar se a mensagem foi realmente publicada pela usuária da conta.

Segundo o MPF, a denúncia foi feita por e-mail. “Num to falando, esse MS soh queima!!. No TV Xuxa, um bando de Índio daqui de Dourados se apresentando, cantando ein guarani, que lixo véi” (sic), dizia uma das mensagens. Em outra, conforme divulgado pela assessoria do órgão, os rappers são chamados de “índios fedorentos”.

Grupo de rap Brô MC's canta rap na língua nativa(Foto: Divulgação/Cufa)

Se for confirmado, de acordo com a assessoria, que a jovem realmente postou as mensagens, um inquérito para investigar se houve crime de racismo será aberto. Nesse caso, ela poderá ser chamada para depor, assim como todas as pessoas que tiverem reproduzido a postagem.

Ainda segundo o MPF, a pena normal para este tipo de crime é de um a três anos de prisão. No entanto, se tiver sido cometido por meio de meios de comunicação, a pena passa a ser de dois a cinco anos de prisão e multa.

Fonte:G1.globo.com

PENSE ANTES DE AGIR

P.S.: O fato aconteceu no sábado passado (14 de abril), A Menina se retratou peo Facebook na segunda (16), mas até o momento ainda não foi decidido o que será feito dela.

“Diante da proporção que tomou os meus comentários venho dizer que reconheço que tais comentários foram de mau gosto e de um momento de infelicidade acabei postando, mas gostaria de dizer que jamais fui preconceituosa pelo contrário respeito à Cultura Indígena e sei da sua importância para o nosso País, gostaria de me desculpar pelas pessoas que se sentiram ofendidas, no momento em que aquele conteúdo começou a ser compartilhado e várias pessoas começaram a me xingar, ameaçar, dizer palavras de baixo calão acabei tentando inventar uma situação para amenizar as provocações pois estava apavorada com tudo aquilo, assumo as consequências e vou responder por elas.”

Anúncios

Comente...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s