Segurança na Net

Professor da Estácio FIB ensina como proteger arquivos do ataque de hackers

Manter o antivírus atualizado, trocar senhas periodicamente, redobrar o cuidado ao acessar e-mails e sites são medidas simples que podem proteger computadores e arquivos pessoais. “Elas deveriam fazer parte da rotina de todos nós, mas nem sempre temos essa disciplina”, o alerta é do coordenador dos cursos de Ciências da Computação e Rede de Computadores da Estácio FIB, Antônio Cordeiro.

Recentemente, diversas celebridades tiveram vídeos e fotos pessoais divulgados de maneira imprópria na internet ou mesmo sofreram as conseqüências da invasão de suas páginas em redes sociais. Os casos mais recentes são da atriz Carolina Dieckmann, que além de ter suas fotos íntimas publicadas na rede, alega ter sido chantageada, e da também atriz Fernanda Paes Leme, que teve sua página no Facebook invadida.

De acordo com o professor da Estácio FIB, a primeira medida de proteção, é a do sistema operacional, com o uso de senhas para acesso ao sistema. “É aconselhável trocá-las periodicamente, não compartilhá-las e não usar a mesma senha para diversos fins”, explica. Cordeiro alerta ainda que não é seguro realizar operações como pagamento de contas ou transações bancárias em computadores desconhecidos.

A cada dia novos vírus são criados e disseminados na internet. “Por isso, é importante que o computador esteja protegido por um antivírus e que o mesmo esteja programado para fazer atualizações automaticamente”, afirma o professor. A atualização do antivírus é essencial, pois reduz a possibilidade de o computador ser infectado.

Na hora de escolher o antivírus, Cordeiro recomenda que seja avaliada sua base de conhecimento e como ela é atualizada. “É através dessa base que o antivírus analisa os programas em execução no computador e estabelece se algum programa é malicioso ou não. Em caso positivo, o antivírus tomará alguma ação, como por exemplo, alertas ou a definição de quarentena, onde o programa será analisado por um intervalo maior de tempo”, explica.

Cordeiro conta que uma boa forma de proteger o computador é a criação de contas de usuário com status de convidado (não administrador) para serem usadas durante o acesso à internet. . “Essas contas possuem privilégios baixos e não permitem a instalação de programas ou alterações nas configurações do sistema. Com isso, se a máquina for infectada por algum vírus, ele não vai conseguir se instalar. O que não aconteceria caso o usuário estivesse utilizando a conta de administrador, que permite a instalação de programas fazendo com que o vírus danificasse o computador”

O cuidado ao acessar e-mails e sites também é fundamental. O professor diz que as ameaças que chegam por e-mail em geral trazem arquivos executáveis ou links maliciosos, por isso toda atenção é válida na hora de abri-los. “É importante lembrar que a Receita Federal, bancos, ou outras empresas não solicitam informações pessoais por e-mail. Essas mensagens falsas instalam no computador programas para roubo de dados e senhas, o cuidado para esses casos é não acionar os links ou os arquivos executáveis que acompanham a mensagem”, alerta.

É importante verificar a confiabilidade dos sites acessados. O professor conta que os principais navegadores possuem recurso de verificação de páginas, onde é possível conferir na barra de status se o site é classificado como confiável ou não. “Caso o navegador não possua uma classificação para o site e o usuário confie na página é possível adicioná-la à relação de confiáveis”, explica. “Os principais antivírus também têm recursos para verificação e classificação de sites”, complementa.

Fonte: BahiaInforma

Anúncios

Comente...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s